NOTÍCIAS

Organização das Cooperativas de Santa Catarina lança selo comemorativo dos 50 anos

   O ano de 2021 é histórico para a Organização das Cooperativas de Santa Catarina (OCESC). Em 28 de agosto de 1971, nascia a maior entidade representativa do modelo cooperativista no Estado. Ao completar 50 anos, a OCESC possui ampla credibilidade perante os mais de três milhões de associados das cooperativas registradas ao Sistema. Para celebrar a trajetória marcada por conquistas e disseminação da doutrina cooperativista, a OCESC lança o selo comemorativo aos 50 anos.

   A história da OCESC tem ligação estreita com Massaranduba e particularmente com a Cooperativa Juriti. O primeiro presidente (1971-1973) foi Sr. Irineu Manke, que em 30 de março de 1968, quando foi fundada a Cooperativa Juriti assumiu a presidência, até a data do seu falecimento, em 16 de junho de 2003. É considerado um ícone do cooperativismo catarinense.

   Ele foi o primeiro presidente da OCESC e da Cooperativa Central Vale, que ajudou a fundar. Em 1977, recebeu a comenda da Ordem do Mérito Cooperativista Catarinense. A OCESC reúne todos os ramos das atividades cooperativistas e é o órgão que representa a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Santa Catarina.

   Ao longo de meio século de história, teve 11 presidentes.

 

Fonte: Jornal do Vale do Itapocu (JDV)