A Cooperativa Juriti tem como principal atividade o beneficiamento do arroz, cujo processo envolve as etapas de secagem, armazenamento, industrialização e comercialização da produção recebida dos seus associados. Atua também na produção de sementes certificadas de arroz e na comercialização de fertilizantes e defensivos agrícolas.
A filosofia da Cooperativa Juriti, implantada desde a sua fundação na década de 60 e que perdura até hoje, busca o crescimento social dos seus associados - razão da existência da Cooperativa - e dos seus colaboradores, proporcionando a eles o desenvolvimento técnico e econômico por meio de programas de melhoria da qualidade de vida, de proteção ao meio ambiente e de capacitação e atualização técnica.
Beneficiar, industrializar e
comercializar arroz e outros
produtos agrícolas.
Produzir alimentos saudáveis para
a satisfação dos consumidores,
respeitando os princípios
cooperativistas
Ser reconhecida como entidade
geradora de valor para seus
cooperados, clientes,
colaboradores e à comunidade.
Durante a década de 1960, começou um trabalho de conscientização e agregação dos produtores em torno dos ideais do cooperativismo e das inúmeras vantagens desta forma associativa de organização e produção. No dia 30 de março de 1968, com cinquenta e sete agricultores reunidos em Assembleia Geral, que decidiu pela constituição da Cooperativa Agrícola Mista Juriti Ltda. (CooperJuriti), quando foi aprovado o seu estatuto social e eleita a sua primeira diretoria.
Os trabalhos dos pioneiros da Cooperjuriti buscavam montar a infraestrutura necessária ao funcionamento da cooperativa e
desenvolvimento de seus negócios, através do fornecimento de insumos, assistência técnica, recebimento, beneficiamento, armazenamento e comercialização de arroz produzido pelos seus associados.
Entre as aquisições, algumas importantes como a aquisição do engenho de arroz Cerealista Primo Ltda., que possibilitou a cooperativa iniciar suas atividades industriais no dia 02 de janeiro de 1969. Foram adquiridas as duas primeiras seletoras de grãos, a primeira máquina de empacotar semiautomática para o empacotamento em sacos plásticos.
O projeto de expansão continuou nos anos seguintes e, no ano de 1999, seguindo a tendência dos novos tempos, a Cooperjuriti incorporou a Cooperativa Agrícola Mista Itajara Ltda. (CooperItajara), da cidade de Jaraguá do Sul, ampliando assim a captação de produto na região norte do Estado na ordem de 5.500 toneladas de arroz e criando sua unidade de beneficiamento de arroz branco na extinta CooperItajara.
Perseguindo sua vocação ao crescimento, com o aumento de escala da sua produção industrial a Cooperjuriti, adquire, no ano de 2009, uma unidade de recebimento, secagem e armazenamento de arroz, na cidade de Santo Antônio da Patrulha, no Estado do Rio Grande do Sul.
Seu produto está presente nos principais centros consumidores do País, tornando-se, na região Metropolitana de Curitiba/PR líder de mercado no ramo de arroz beneficiado parboilizado e a marca Top of Mind dos consumidores de arroz naquela região.
A filosofia inicial da empresa e que permanece até hoje orientou a série de modificações estruturais da organização, de forma que ficassem assegurados o funcionamento e a produção de forma contínua.
Desta forma, o processo de crescimento da CooperJuriti deu um passo substancial com a aquisição de uma área de aproximadamente vinte mil metros quadrados e com a construção da Unidade II, onde foram instalados também os tanques suspensos para a imersão do arroz, os primeiros construídos na região do litoral norte catarinense.
Dando sequência a fase de expansão, foram construídos os primeiros silos graneleiros para a secagem do arroz branco e os quatro silos existentes foram ampliados. Foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), construída em parceria com a Secretaria de Agricultura, através da CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.