A Cooperativa Juriti tem como principal atividade o beneficiamento do arroz, cujo processo envolve as etapas de secagem, armazenamento, industrialização e comercialização da produção recebida dos seus associados. Também possui como atividade, uma Loja Agropecuária com mais de 8 mil itens atendendo associados e a comunidade em geral.
A filosofia da Cooperativa Juriti, implantada desde a sua fundação na década de 60 e que perdura até hoje, busca o crescimento social dos seus associados - razão da existência da Cooperativa - e dos seus colaboradores, proporcionando a eles o desenvolvimento técnico e econômico por meio de programas de melhoria da qualidade de vida, de proteção ao meio ambiente e de capacitação e atualização técnica.
Beneficiar, industrializar e comercializar arroz
e outros produtos agrícolas.
Produzir alimentos saudáveis para
a satisfação dos consumidores,
respeitando os princípios
cooperativistas
Ser reconhecida como entidade
geradora de valor para seus
cooperados, clientes,
colaboradores e à comunidade.
Atitudes de Donos do Negócio
Simplicidade
Qualidade
Gente que ama o que faz
Gostamos de desafios
Obstinação por resultados
Orgulho do ganho honesto
Criação de uma Cooperativa dos Produtores de Arroz em 30 de março de 1968, com cinquenta e sete agricultores reunidos em Assembleia Geral, que decidiu pela constituição da Cooperativa Agrícola Mista Juriti Ltda (Cooper Juriti);
Aprovação do estatuto social e eleição da sua primeira diretoria, tendo como Presidente o Sr. Irineu Manke;
Aquisição do engenho de arroz Cerealista Primos Ltda, com uma área construída de 520m²;
Início das atividades industriais em 02 de janeiro de 1969. Neste ano, a Cooperativa Juriti recebeu 29.100 sacas de arroz de 45 quilos cada.
Em 1970, a Cooperativa Juriti adquire seu primeiro caminhão e, em 1971, as duas primeiras seletoras de grãos, que entraram em operação em 1972.
Em 1975, a Cooperativa Juriti adquire a primeira máquina de empacotar semiautomática.
A aquisição em 1975, de uma área de aproximadamente 19.000m² e a construção da Unidade II, na Rua Patrimônio, com área construída de 2.355m², onde foram instalados os tanques suspensos para a imersão do arroz, os primeiros construídos na região do litoral norte catarinense.
Em 1980, foram construídos os primeiros silos metálicos, com capacidade de 25.000 sacas cada um.
Em 1981 foi construída uma área de 500m² para a secagem do arroz branco.
Em 1985, os quatro silos existentes foram ampliados, passando para 37.500 sacas cada um.
Em 1987, foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), construída em parceria com a Secretaria de Agricultura, através da CIDASC - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.
O projeto de expansão continuou nos anos seguintes e, em 1994, foi adquirida uma área de 10.000m², localizada ao lado da Unidade do Patrimônio.
No ano de 1999, seguindo a tendência dos novos tempos, a Cooper Juriti incorporou a Cooperativa Agrícola Mista Itajara Ltda (Cooper Itajara), da cidade de Jaraguá do Sul, onde instalou sua unidade de beneficiamento de arroz branco.
Em 2003 falece o Sr. Irineu Manke, assumindo a presidência o Sr. Antenor Borgonha, então Vice-Presidente.
A Cooper Juriti, em junho de 2009, adquire uma unidade industrial no município de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul. Esta Unidade é composta por secadores e silos de armazenamento, em área de 97.000m².
Em 2012 assume a presidência o Sr. Orlando Giovanella.
A Cooperativa Juriti inicia a construção da nova indústria de beneficiamento de arroz, depósito de insumos, loja agropecuária e centro administrativo, cujas obras foram iniciadas em 18 de maio de 2015.
Em 2016, no dia 30 de março, reeleito, o Sr. Orlando Giovanella assume o mandato de presidente até 2020. Na mesma ocasião são inauguradas as novas instalações.
Em 18 de julho inicia as atividades administrativas e industriais na nova sede. E no dia 01 de outubro a inauguração da Loja Agropecuária.
Em novembro de 2016 a unidade de Jaraguá do Sul e em 2020 a UBS - Unidade de Beneficiamento de Sementes encerram-se as atividades.
No dia 06 de julho de 2020 reeleito, o Sr. Orlando Giovanella assume o mandato de presidente até 2024. Inicia as obras da Unidade II para o novo segmento, Abatedouro de Peixes e Nova Recepção de Grãos.
Em 2021 a antiga UBS, passou a operar como UBM - Unidade de Beneficiamento de Milho.
No dia 11 de dezembro de 2021 inaugura a Unidade II, com o Abatedouro de Peixes e a Nova Recepção de Grãos.
Dezembro de 2023, fomos certificados com o selo GPTW -Great Place To Work, Excelente local para trabalhar!
É Gente cuidando de Gente.