NOTÍCIAS

E-SOCIAL

E-social do Produtor Rural
Em breve todo produtor rural pessoa física deverá iniciar o envio de suas informações previdenciárias ao e-social. O e - social é um sistema de escrituração das informações fiscais previdenciárias e trabalhistas que foi criado pelo governo federal em 2014, contudo, somente em janeiro de 2018 entrou em vigor, com entrada gradual das empresas divididas por grupos com base em seus faturamentos.

A partir de maio de 2021 os produtores rurais pessoas físicas, deverão iniciar seus envios, porém o segurado especial (economia familiar, que não possui funcionários) onde estão inclusos a grande maioria dos cooperados da CooperJuriti, ganharam um folego a mais e devem iniciar o envio de seus eventos em julho/2021.

Ainda está em desenvolvimento uma plataforma simplificada para envio das informações do produtor rural segurado especial, porém, o e-social já é uma realidade que o produtor deve ir se familiarizando. Para envio do e-social, todo produtor rural já deve ter realizado seu cadastro no CAEPF - Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física, em vigência desde janeiro/2019. Quem ainda não realizou seu cadastro, deve fazê-lo.

No futuro, as entidades governamentais buscam centralizar todas as informações sociais dos cidadãos em uma única plataforma, o e-social. Portanto, as informações pertinentes as contribuições do cidadão ao funrural ou INSS, quando este vier a solicitar aposentadoria, auxilio doença, salário maternidade, entre outros, estarão unificadas e deverão ser comprovados na plataforma do e-social.                                                                                                                   

A Cooperativa Juriti está em constante atualização sobre o tema. Na sexta feira, 7 de maio, nossa colaboradora Silvia Patrícia T. Gomes (responsável pelo setor Fiscal da Cooperativa) esteve presente em uma reunião (virtual) com representantes do Ministério do Trabalho e Previdência Social (Brasília-DF), que se dispuseram a prestar esclarecimentos adicionais assim que novas informações foram divulgadas nos meios oficiais.  Esta reunião foi organizada e agendada pelo Deputado Federal Carlos Chiodini, a nosso pedido.